Remember 80`s Disco – Academia das Emoções organiza festa no bar Projecto by El Rock em Guimarães, dia 04 de Dezembro

Datas: 12/04/2010 Times: 00:00 - 06:00 Localização: Guimarães, Bar Projecto by El Rock

DJ Gradim

Nesta terra, o olhar é o espelho da alma.

Regressei à terra do Pois, onde as vidas se passam a dois, o ambiente é de calma e ainda se ouve Jorge Palma.

Entrei na terra do Pois.

No meu carro, o som dos Waterboys.

40º à sombra, o furor do calor, nesta terra onde se passeiam carros de bois.

A terra tem mar e heróis, daqueles que se lambuzam de cerveja e caracóis. Tem piscina de marés, miúdos aos xutos e pontapés. São estes os delfins dos regressados dos Anos 80, gente mutante, para sempre apaixonada pelas baladas dos Trovante.

Visitei a terra do Pois. Acompanhado de um repórter estrábico.

- Vou contar-te, disse ele.

… hum!

- Hoje tive um Sonho Pop, que me lembrou os Pop dell’Arte.

Na Praça Central, a música era bem mais tradicional. Táxis continuavam parados. Greve dos trabalhadores do comércio. As operárias sintonizam Rádio Macau e envolvem-se na novela da Andorinha e do Lacrau. A terra do Pois parece uma cidade de sitiados. GNR dão o tom e deambulam à paisana como um dirigível do som. Já foi terra modelo, onde em cada esquina se quebrava o gelo.

Regressei à marginal, da terra do Pois. Velhos marinheiros continuam atacados por bichos carpinteiros.

Os velhos bares estão fechados. Já não é possível repetir a dança do som, já não há guardadores de margens, restam-nos, na memória, as imagens. As velhas chaminés não fumegam e as mulheres já não se entregam.

Os sons da terra do Pois já não estão na frente. Hoje, tudo me aparece diferente. Mas para meu gonzo e satisfação ainda por lá se encontram alguns entes queridos, pais de meninos atrevidos. Valha-me MadreDeus! Será que tenho de voltar de novo para Porto Covo? Ainda lá estarão a Xana, a Anabela, a Lena. Ai a Lena! Apaixonada por praia, água e iodo, aquela mulher era um advérbio de modo! Ninguém me convide mais para um passeio pelos areais, sem a Lena e sem os ais!

Deixei a terra do Pois.

Foi uma grande viagem pelos ecos da cave. Acho que estou a precisar de uma boa bramassaji. Pois sim, são os quarenta e a lembrança dos anos 80!

A Academia das Emoções e o espaço Projecto (by El Rock), realizaram no dia 04 de Dezembro, em Guimarães, um evento retrospectivo da música dos anos 80.

Desta, que para muitos é a década mais gloriosa da música dos nossos tempos, recordámos autores, intérpretes, bandas, êxitos nacionais e internacionais.

Mas este momento também proporcionou o reencontro de várias gerações.

Tudo isto na  especial companhia do DJ José Gradim.

  • RSS
  • Twitter
  • Tumblr
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube
Top Footer