A Academia das Emoções participou no “Skills Makeover”, com módulo de Marketing Pessoal e Comunicação Corporal, realizado nos dia 04 e 06 de Junho de 2012.
“Pitching” é a palavra que dita o formato do concurso: cada pessoa inscrita teve a oportunidade de fazer uma apresentação criativa, na qual promoveu as suas capacidades profissionais. O projecto foi apresentado pela Cidade das Profissões.
Como critérios de pré-selecção, a equipa teve em conta a motivação dos candidatos e, igualmente, “a capacidade de comunicação”, bem como averiguar quem tivesse “um projecto profissional pensado e maduro”.
Os cem candidatos seleccionados tiveram a oportunidade de mostrar aos cinco jurados o seu potencial de empregabilidade em 90 segundos, mas apenas 20 passaram à fase seguinte. Os seleccionados passaram por um processo de skills makeover, no qual, ao longo de um mês, “tiveram oportunidade de formação em cinco áreas-chave de competências transversais como comunicação, apresentação pessoal, marketing pessoal, networking e empreendedorismo”.
Na grande final, os candidatos tiveram oportunidade de repetir a apresentação de 90 segundos em frente ao júri, seguida de “algumas provas”. “Destes vinte encontrou-se o grande vencedor final.