AssociARTE

OBJECTIVOS:

Os conteúdos propostos visam a melhoria das competências transversais dos profissionais, nomeadamente nas questões relacionadas com a gestão e liderança de grupos e equipas e trabalho, motivação e orientação para resultados, gestão do tempo, criatividade, organização e programação, numa perspectiva mais vasta de dinamização e estímulo ao Empreendedorismo.

Para além de outras metodologias e instrumentos, utilizaremos a arte como meio conseguir a obtenção dos objectivos.

Durante o programa AssociARTE, trataremos de dotar os participantes de meios pessoais de competitividade, para posterior aplicação nas suas entidades, orientando-os do saber – saber para o saber – fazer.

CONTEÚDOS:

Assim, teremos um programa dividido em 3 segmentos formativos:

  1. OPEN MIND (35 horas)
  2. PROJECTO associARTE – ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (18 horas)
  3. FASE – CICLO DE CONFERÊNCIAS (8 horas)

OPEN MIND

No OPEN MIND faremos uma abordagem multidisciplinar, científica e vivencial do que consiste “ensinar e aprender” a pintura, como forma de expressão de natureza estética e de elaboração artística, em contexto formativo e profissional. A actualização, especificação e investigação do saber em pintura. A pintura como área de aprendizagem e de experimentação no contexto criativo da organização.

Trabalharemos ainda com Exercícios de matriz Coreográfica: Exercícios ritmados para construir uma consciência do corpo e do ritmo de cada um. Criação de pequenas performances a solo e em grupo.Limitações de tempo, de financiamento e de recursos. A performance como resultado do equilíbrio destes factores. Condições de sucesso e de insucesso de um projecto. Da noção de Projecto aos Projectos em Dança. Alguns exemplos no sector artístico: Produção de Espectáculos Coreográficos.

Aqui, os participantes vão poder experimentar várias linguagens e técnicas artísticas, vários materiais e ensaiar a criação num regime de discussão crítica permanente e de colaboração entre todos.

Ao longo da duração do OPEN MIND, os participantes irão ser convidados a criar vários produtos artísticos, plasmados numa apresentação final em formato de espectáculo, subordinados a uma temática comum.

PROJECTO AssociARTE /ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS:

O objectivo deste workshop é proporcionar aos participantes um condensado de experiências vividas no processo criativo, em busca do espectacular, do ritmo, do colorido, das emoções, do despertar, procurando desenvolver conceitos como interdisciplinaridade, persistência, trabalho de equipa, auto – conhecimento, partilha, sensibilidade, e dar-lhes consciência da dicotomia treino-jogo, estudoexame, privado-público, numa lógica de trabalho de programação cultural e de apresentação ao público.

Para tal, daremos lugar a uma formação específica sobre Programação Cultural e Organização de Eventos, permitindo que os participantes – artistas, do final de semana, se transformem em participantes – programadores – coordenadores durante a semana. Nestas sessões, faremos abordagens ao planeamento, à gestão dos recursos logísticos, à formação dos recursos humanos e à comunicação. A definição de datas, locais e horários, a construção de um programa, os convites, a gestão das oportunidades, da antecedência, os orçamentos, os apoios, os parceiros, etc., serão alvo de abordagens seguras.

CICLO DE CONFERÊNCIAS:

Após a apresentação pública, e numa fase final deste projecto, lançaremos o Ciclo de Conferências.

  • RSS
  • Twitter
  • Tumblr
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube
Top Footer