Formadores

ANA SANTIAGO

Mestre em Ciências da Comunicação, Especialização em Comunicação, Cidadania e Educação pela Universidade do Minho-Braga. Licenciada em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa. Docente no Ensino Superior na área das Relações Públicas. Formadora e consultora nas áreas de Relações Públicas, Comunicação, Atendimento e Imagem. Responsável pela organização de Eventos Empresariais. Foi Directora de Marketing num Instituto Privado do sector do Turismo e Consultora de Comunicação numa Agência da área. Iniciou a sua carreira na ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, em 1998. Como actividade extra-profissional, produziu o programa “ACADEMIA” na rádio Paivense e colaborou numa rubrica cultural na rádio Montemuro. Possui Formação Internacional em Coaching. Autora do blogue VIPP, do jornal Expresso.

JOÃO ABREU

Mestre em Marketing. PG em Recursos Humanos. Licenciado em Direito. Fundador da Academia das Emoções – Soluções Criativas e de Desempenho, S.Unipessoal. Formação Inter Avançada em Emotologia, pela Cidade do Cérebro (Brasil), em 2007. Director de Formação da ANJE, entre 1998 e 2002.. Chefe de Gabinete da Presidência da CM Penafiel entre 2002 e 2006. Administrador da Penafiel Activa-Empresa Municipal, entre 2003 e 2007. Vice-presidente e Director Científico e Tecnológico da IVSA – Incubadora do Vale do Sousa, entre 2006 e 2009. Seu Presidente do Conselho Fiscal. Professor universitário desde 1993, nas áreas do Marketing, Comunicação e Imagem.

JORGE REMONDES DE SOUSA

Docente no Ensino Superior, Formador/Consultor Sénior. Doutorando em Comunicação, Publicidade, Relações Públicas e Protocolo. D.E.A. em Comunicação. M.B.A. em Marketing. Especializado em Gestão Comercial e Marketing. Licenciado em Relações Internacionais. Foi Gestor em Grupos Económicos Nacionais e Multinacionais. Desenvolve a actividade de consultoria e formação nas áreas de Management, Marketing, Comunicação, Atendimento, Serviço e Vendas. Totalizou mais de 12000 horas de actividade de ensino e formação. É Coordenador da Área de e-Learning do IPAM.

JOSÉ GRADIM

Licenciado em Marketing pelo IPAM e Mestrando em Direcção Comercial e Marketing, no ISAG Porto. É actualmente Director Comercial e de Marketing da Adega Cooperativa de Favaios, empresa detentora, entre outras, da marca Favaíto, líder de mercado em vinho Moscatel. Antes, foi Director nacional de vendas do grupo ENOPORT, Director de canal na Companhia das Quintas e na Allied Domeco Portugal, Director Comercial da Companhia Arroz Saludães e National Account Manager na Multinacional Unilever.

LUÍS OLIVEIRA

Director Artístico da Jangada Teatro. Licenciatura em Teatro e Artes Performativas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Sócio fundador da Jangada teatro. Formador na área das expressões. Desenvolve projectos de cenografia e de marionetas na Jangada e noutras instituições. Integrou algumas Companhias de teatro nacionais. Trabalhou com os encenadores: Joaquim Nicolau, José Caldas, Manuel Costa Dias, Jorge Pinto, Hélder Costa, Manuela Pedroso, Luís Blat, Moncho Rodríguez, Filipe Crawford, Castro Guedes, David Carvalho, Roberto Merino, João Paulo Seara Cardoso, entre outros. Participa em projectos em televisão e cinema.

MARIA JOÃO QUINTELA

Pós graduada em Comunicação e Marca, pelo IPAM. Licenciada em Comunicação Social, pela Escola Superior de Jornalismo. Assessora de Imprensa numa organização desportiva. Foi coordenadora de Marketing e Comunicação numa Empresa de Pesquisa de Mercados e Comunicação, assistente de Marketing numa Empresa de Comunicação e Serviços Gráficos, e Técnica de Gestão na área da Comunicação num Centro de Reabilitação Profissional. Foi Coordenadora da Exposição “Leonardo Da Vinci – O Génio”. Possui Formação Pedagógica de Formadores.

RAFAEL MONTES

Maestro e Director de Orquestra. Esta actividade abarca apresentações de ópera, concertos para o público geral e concertos didácticos, dirigidos ao público infantil e juvenil. Durante 3 temporadas foi Maestro Assistente da Orquestra do Norte. Em 1994 foi designado, por concurso, Director Musical Assistente da Orquestra Sinfónica Venezuela, cargo que desempenhou até 1996. Realizou os seus estudos musicais e de Direcção de Orquestra no Conservatório Superior de Música “Simón Bolívar” com Rodolfo Saglimbeni e na Inglaterra com George Hurst. Nos Estados Unidos realizou cursos de aperfeiçoamento em Percussão com Gary Robinson. Fundador do Ensemble das Terras do Sousa. É também Arquitecto, diplomado com Honores na Faculdade de Arquitectura y Urbanismo da Universidade Central de Venezuela e com equivalência outorgada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Actual Sócio Gerente de uma empresa de serviços de mobilidade e acessibilidade urbana.

RAQUEL SAMPAIO

Licenciatura em Animação e Produção Artística pelo Instituto Politécnico de Bragança. Bailarina, Coreógrafa. Frequentou inúmeros cursos e workshops de Danças Latinas e Africanas, Hip-Hop, Dança Jazz. Instrutora de Fitness Internacional. Possui formação pedagógica de formadores. Integra equipas de formação de animadores. Participa, como coreógrafa, em seminários de Motivação e Construção de Equipas de Trabalho. Docente de Relações Públicas.

RICARDO MOREIRA

Base de formação em Economia e Gestão da Invação. Gestor de projectos numa organização de cariz internacional, tendo-se seguido a entrada no mundo da gestão cultural e criativa, desempenhando funções de concepção, gestão e direcção de instituições culturais/criativas, a operar na cidade do Porto, e desenvolveu actividade de investigação, pela Faculdade de Economia do Porto, na área da gestão cultural. Mais recentemente, enquanto consultor, continuou a desenvolver trabalho na área da gestão cultural e das indústrias criativas, tendo sido consultor, para a área, de uma das empresas consideradas um dos casos de sucesso pelo Estudo Macroeconómico: Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas na Região Norte e tendo participado no redesign de uma instituição privada emblemática da cidade do Porto de modo a torna-la central no novo contexto cultural/criativo da região norte. Em paralelo tem vindo a explorar as intersecções entre o mundo da Arte e da Gestão, enquanto consultor e orador, tendo trabalhado com entidades de ensino, empresas, think-tanks e organismos públicos, contando com um ensaio publicado na edição comemorativa dos 20 anos da revista Exame, trabalhos académicos publicados pela Faculdade de Economia do Porto e tendo, inclusivamente, ganho o primeiro prémio num concurso de investigação em economia e gestão, promovido pela supra citada faculdade.

SOFIA BRAGANÇA

Sofia Bragança Buchholz é escritora. Estudou economia na Faculdade de Economia do Porto, especializou-se em Marketing no Instituto Português de Administração de Marketing, mas desde a publicação do seu livro “De Mãos dadas com a Perfeição” que se dedica exclusivamente à escrita e à Comunicação. É formadora, certificada, de Escrita Criativa, Criatividade, Marketing Pessoal, Criação e Gestão de Conteúdos e Jornalismo Digital. Dá ainda workshops de Escrita Criativa a crianças. É cronista na Revista Atlântico e tem dois blogs: um estritamente literário onde desenvolve personagens e treina formas de escrita; outro, um fotoblog. Escreve, ainda, diariamente num blog colectivo ao lado de nomes como Rodrigo Moita de Deus, Paulo Pinto Mascaranhas, Henrique de Burney, Nuno Costa Santos e Eduardo Nogueira Pinto, entre outros.

  • RSS
  • Twitter
  • Tumblr
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube
Top Footer