OPEN MIND

OBJECTIVOS

OBJECTIVOS GERAIS

Potenciar o espírito competitivo criativo na empresa, orientando-o para a solução de problemas, em ambiente de escassez de recursos.

Fomentar o trabalho criativo de equipa e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento organizacional;

Melhorar o clima organizacional e as relações interpessoais;

Reforçar o modo de funcionamento de uma equipa de alta performance;

Utilizar as ferramentas adequadas para o desenvolvimento de competências individuais e de equipa, com vista à rentabilização dos recursos e à optimização do desempenho e dos talentos na empresa;

Adquirir consciência da dimensão dos sonhos e objectivos;

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Produção criativa de um texto literário colectivo

Produção de uma paleta de ilustrações do texto literário

Produção de um guião para a dramatização teatral do texto literário

Edição Colectiva de uma Obra Literária Ilustrada e respectivo Guião de Representação

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

A formação incide sobre a actualização de métodos, de instrumentos e de linguagens artísticas. Versa os imaginários, a comunicação, o olhar, o argumento, a dramaturgia.

Para tanto, promove-se o contacto com experiências de criação de referência na contemporaneidade.

Cada Workshop depende tanto da singularidade de cada arte, como da disponibilidade relativa das personalidades convidadas, e assenta, de acordo com a especificidade da arte em causa, sobre uma vertente de trabalho: projecto comum ao grupo de participantes.

Cada Workshop é directamente acompanhado por um tutor, personalidade reconhecida na área artística em causa.

Dois coordenadores farão a ligação entre os profissionais de formação de cada acção e o(s) projecto(s) dos participantes

WORKSHOPS

Workshop de Abertura – Arte e Liderança Situacional em Equipas de Alta Performance

Apresentação das similaridades entre o quotidiano e o desempenho de um grupo musical e a mecânica vital das estruturas organizacionais, ressaltando as analogias entre uma orquestra e a empresa, maestros e líderes, e as concordâncias e dissonâncias na gestão das pessoas. Que relação existirá entre uma Orquestra e o conceito de alta performance na nossa empresa?

Workshop 1 – Escrita Criativa – Das Ideias às Palavras.

Este programa terá início com uma actividade assente na escrita criativa, aplicada a uma realidade do conhecimento e domínio dos participantes.

Esta actividade (o seu resultado) servirá de suporte e inspiração à aplicação de conteúdos nos Workshops seguintes.

Utilizando técnicas de brainstorming e partindo dos paradoxos da criatividade, aos participantes serão lançados desafios para exercício partilhado de Riqueza temática (observação, memória, agilidade, visualização, criatividade) Densidade semântica (vocabulário, fraseologia) Densidade estilística (retórica, prosódia) Riqueza estrutural (coerência, personagens, ambientes, diálogos)

Programa: Da ideia à palavra. Da palavra ao texto. Do texto à criação. Criação de situações e personagens. Narratividade. Para que é que serve um texto: um problema de intenção.

O longo conflito entre imaginação e intenção: técnicas.

Observação colectiva e detalhe.

Ritmo e Gramática.

Construção de personagens: regras básicas.

Exercício prático.

Pretende-se que durante o workshop, os participantes adquiram os conhecimentos básicos para aplicarem a escrita de forma criativa e no contexto da sua organização.

Workshop 2 – Expressão Plástica/Ilustração – Das Palavras às Imagens

Aqui se pretende desenvolver conhecimentos técnicos e criativos sobre Ilustração/Narração por Imagens através da realização de projectos individuais e colectivos.

O desenvolvimento dos projectos de Ilustração e Narração por Imagem parte de dois vectores em simultâneo: fundamentação teórica e acompanhamento prático. O acompanhamento será feito numa perspectiva inicialmente individual, depois grupal, procurando guiar cada participante e o grupo de uma forma flexível, de modo a que estes encontrem as suas próprias respostas e desenvolvam todo o potencial criativo.

Programa: Familiarização com diferentes técnicas, das tradicionais às digitais. Como desenvolver um projecto: da ideia à finalização. Estratégias de Narração sequencial por imagens. Desenvolvimento e acompanhamento dos trabalhos Abordagem prática às técnicas manuais. Estratégias de gestão de tempo e criatividade. Finalização dos projectos colectivos.

Análise de resultados: discurso crítico e auto-crítico..

Este é um complemento sequencial plástico ao Workshop de Escrita Criativa

Workshop 3 – Performance Teatral – Da imagem ao movimento e ao gesto

A relação com o texto por si só, no hábito da leitura, já pode ser uma grande experiência. Porém, associada ao teatro, ela pode tornar-se ainda mais forte, pois a partir do momento em que o participante lê um texto para o encenar, terá que fazer uma análise bem mais profunda. Relê-lo várias vezes, encontrar uma maneira de o traduzir em imagens, ou seja, significa também ter um olhar próprio sobre o que leu. Sem contar a experiência de vivenciar um dos personagens da história, onde vai explorar toda a ludicidade que uma história pode oferecer. O participante, a partir da uma experiência própria e em equipa, terá oportunidade de seguir todos estes passos, para depois poder aplicá-los até a interpretação.

Programa: Dramaturgia como forma Performativa do Conto de uma História.

Adaptação do texto pré-existente.

Pesquisa de Movimentos: A Voz e outras Linguagens.

Trabalho de Improvisação. Técnica e Sensibilidade do Intérprete.

Expressão a solo, e em Grupo.

Construção de Cenas.

  • RSS
  • Twitter
  • Tumblr
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube
Top Footer